A importância da qualidade dos serviços a competitividade
das micro e pequenas empresas.
Atualmente é percebido que todos os
micro e pequenos empresários estão cada vez mais perdendo mercado, sendo pressionados
com a globalização.
Qual a principal forma de competir com
as grandes organizações?
“Os princípios da
qualidade de serviços são o Acesso, a Comunicação, a competência dos seus
funcionários, a credibilidade da empresa, a confiança nos serviços prestados, a
receptividade, a segurança nos serviços, a tangibilidade, a compreensão e o
conhecimento do cliente.”
Uma das principais forma de conseguir
ter uma maior competitividade é desempenhar um excelente atendimento a todos os
clientes que entram na empresa.
Por meio da excelência passa-se a
atingir as expectativas dos clientes. Assim estes voltam sempre passando esta informação
para amigos e parentes citando como é o atendimento.
Para manter serviços excelentes não é tarefa
fácil, pois depende do ser humano para atender, e, estes existem momentos que não
estão com vontade de atender, por vários motivos. É preciso saber que
atendimento é intangível. E não palpável sendo consumido na hora do
atendimento.
Segundo Gianesi e Corrêa (2013; p.33) mostra que a empresa não continua no mercado sem cliente:
“É preciso saber que o cliente na área de serviços é o elemento chave que, de alguma forma, dispara a operação. Devido a necessidade da presença do cliente, o tempo e o custo do deslocamento do cliente até as instalações, ou vice-versa, são considerados na decisão econômica da localização. A principal consequência desta característica de controle descentralizado das operações. ”
De fato, não é fácil ter um excelente
atendimento sendo preciso a cada momento fazer palestras e cursos para que os colaboradores
desempenhem o seu papel com eficácia e eficiência favorecendo a empresa e aos clientes. No entanto, é preciso saber que por meio do atendimento todos os
clientes passantes, “comprantes” tornam fieis passando a comprar sempre na
empresa.
Então, a cada momento é preciso está focado no atendimento para que possa-se trazer mais que satisfação aos clientes.
REFERÊNCIAS
GIANESI,
I.G.N; CORRÊA, H.L. Administração
Estratégica de Serviços: operações para a satisfação do cliente. 1.ed. São
Paulo. Atlas, 2013.
KOTLER, P. Marketing
em Ação.4. ed. Rio de Janeiro. Campus, 2005.
______.
Administração de Marketing. 3. Ed.
Rio de Janeiro. Campus, 2001.
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