terça-feira, 14 de julho de 2015

A ARTE DA GUERRA

 Sun Tzu.

É um livro muito antigo, que foi escrito pelo general chinês chamado Sun Tzu. Mostra de forma magnífica estratégias que se usadas no cotidiano favorece o crescimento pessoal e profissional, principalmente para administradores de empresas. Sendo uma leitura fácil de ser entendida.

Muitos têm dúvida realmente da existência deste estrategista, mas como está citado no início do livro: “Pouco importa saber se Sun Tzu existiu ou é uma figura lendária. O fato é que um texto que remonta à turbulenta época dos Estados Guerreiros da China, há quase dois mil anos, chegou até nós, trazendo as ideias de um filosofo estrategista que certamente comandou e venceu muitas batalhas. ” (SUELI BARROS CASSAL).

 É percebido que o livro é destaque no curso de administração, onde todos os orientadores incentivam a leitura. Incentivando utilizar as estratégias para o cotidiano na empresa onde os futuros administradores irão liderar a sua equipe. Mas no início fala que também os economistas utilizam as estratégias.

Não importa quem será o soldado que esteja seguindo para a guerra, é preciso que o líder saiba como comandar sua equipe: “Não importa, qualquer um, e não excluo ninguém de minha proposição. Incluo até os mais sediciosos, os mais covardes e os mais fracos. ” Sun Tzu declara esta fala para o rei da época, com isto o rei declara que ele deverá fazer um teste com as mulheres chamadas pelo mesmo, e ele aceita.

A partir do I capítulo Sun Tzu começa a passar os ensinamentos que devemos aprender e levar para as nossas empresas durante toda a nossa vida: “A guerra tem importância crucial para o Estado. É o reino da vida e da morte. Dela depende a conservação ou a ruína do império. Urge bem regulá-Ia. Quem não reflete seriamente sobre o assunto evidencia uma indiferença condenável pela conservação ou pela perda do que mais se preza. Isso não deve ocorrer entre nós. ” (Sun Tzu)

A arte da guerra mostra os fatores principais que implicam no sucesso de uma pessoa, fazendo com que se adquira conhecimento e chegue ao êxito de suas ações, sendo preciso que a liderança saiba seguir estes passos que são: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando e a disciplina. Pois bem, sem estes passos não se chega ao alvo desejado.

Além de mostrar que para vencer os inimigos, ou seja, os concorrentes de mercado é preciso seguir cinco circunstâncias, passos para a vitória: Saber quando combater e quando bater em retirada, Saber lidar com o pouco e o muito, segundo as circunstâncias; compor habilmente suas fileiras; preparar-se, prudentemente, para afrontar o inimigo potencial. Não prever, dando como pretexto a inferioridade do adversário, é o maior dos crimes.

Estar preparado, independente de qualquer contingência, é a maior das virtudes; evitar as ingerências do soberano em tudo que executar, para a glória de seus exércitos.

Desta forma, ainda continua citando que para vencer uma guerra não pode de forma nenhuma permanecer apenas observando o concorrente, é preciso utilizar as nossas armas em nosso favor, pois bem, antigamente o mercado não era tão competitivo e a empresa que estava em destaque continuava, mas atualmente isto mudou, é preciso a cada momento utilizar formas de diferenciação para permanecer no mercado. “Assim, os hábeis generais sabiam primeiramente o que deviam temer ou esperar, e avançavam ou recuavam, lutavam ou se entrincheiravam, segundo o conhecimento que tinham, tanto a respeito das próprias tropas quanto das do inimigo. Acreditando-se superiores, não hesitavam em tomar a iniciativa. Acreditando-se inferiores, batiam em retirada e ficavam na defensiva. ”

Além de mostrar claramente que devemos aprender com um grande líder, eles preveem todas as eventualidades. Conhecem a situação do inimigo, conhecem-lhes as forças, e não ignoram o que podem fazer e até onde podem ir, ou seja, é preciso aprender com alguém que já tenha experiência na área de estratégias mercadológicas.

Em todo o livro mostra lições que devem ser seguidas para conseguir derrotar o concorrente, quando partimos para administradores de empresas, mas para isto é preciso conhecê-los, para não pisar em solos desconhecidos e ser derrotado. Mesmo que pareça uma empresa frágil é preciso utilizar a inteligência fazendo um ataque indireto deixando que o concorrente pense que a empresa esqueceu dos objetivos alvejados, diante disto é preciso que se criei um esquema de fundamental importância e invencível.

Sendo aconselhado que todos leiam esta obra e coloquem em pratica, trazendo para o cotidiano as táticas de guerra, o livro não é grande e de fácil compreensão, mesmo assim consegue-se retirar várias táticas e estratégias que se bem planejadas consegui espaço no mercado.


Um comentário:

  1. Meu irmão ficou bem legal. Eu estava precisando deste resumo.
    obrigado

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