quarta-feira, 22 de julho de 2015

O MONGE E O EXECUTIVO

de James C. Hunter


Narra a história de Jonh Daly um homem de negócios bem-sucedido, gerente-geral de uma grande indústria, com mais de 500 colaboradores diretos. Casado com uma esposa maravilhosa e têm dois filhos encantadores. Porém, ele estava passando por uma crise, a maioria das coisas da vida dele estava ocorrendo de forma que nunca teria imaginado.

Desta forma foi aconselhado pelo seu pastor que passasse uma semana em um mosteiro desconhecido, coisa que nunca tinha feito, e, teria que se afastar de seus negócios por uma semana.

Aceitou passar alguns dias no mosteiro, por medo de perder a família e por descobrir que o frade Leonard Hoffman, que era um excelente empresário que tinha abandonado tudo para procurar um novo sentido de sua vida, seria o ministrador.

Quando chega no mosteiro, no começo não aceitou muito, mas ao receber ensinamentos de como deveria ser um líder, passa a se interessar.

O livro faz citações marcantes de como um líder deve ser: “ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver”. “O líder gerencia coisas e lidera pessoas”. "Liderança é você inspirar e influenciar o outro para ação". Passando assim a mostrar de forma diferenciada as habilidades de um líder.

O livro segue com uma linguagem de fácil interpretação, fazendo com que o leitor se deleite nas páginas de forma clara e com ensinamentos abundantes sobre liderança. A editora é Sextante com 144 páginas.

No último encontro Jonh já estava fascinado pelo encontro que tivera. Na despedida teve pessoas que estavam participando que até chorou.

O livro nos mostra as competências que um líder deve ter: amor, responsabilidade, colaboração, comunicação, influência, respeito, humildade, paciência, dentre outras. Além de mostrar de forma diferente que o homem não nasce líder, se faz, mas para isto é preciso determinação e competência.

Mostrando de forma clara que se não somos um dos melhores no meio em que vivemos para os outros, devemos nos esforçar para que a cada dia sejamos os melhores para nós mesmos, pois bem, quem desejar ser líder deve ser o primeiro servidor e se quiser ser um verdadeiro precisa aprender de tudo um pouco, além de servir.

Para ser líder nas organizações não é uma tarefa fácil, percebe-se que este é o que está responsável por tudo e por todos, mesmo delegando o que cada um deve fazer.

Por isto o verdadeiro líder precisa ter nas mãos as armas da liderança e o famoso C+H+A= CHÁ. Conhecimento de todo o processo, Habilidade para saber fazer as coisas e ação para fazer e bem feito, superando os obstáculos que todos os dias surgem na vida.


Para ter um melhor entendimento é preciso fazer um estudo da TÉORIA DE MASLOW, que também vem retratando no livro, mas sem muito aprofundamento.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

PAI RICO, PAI POBRE

Autores: Robert T. Kiyosaki e Sharon L Lechter

Conta a história de Robert Kiyosaki e seu amigo Mike, sobre finanças, ou seja, como foi ensinado pelos seus “pais, pai rico e pai pobre” a forma de tornar-se bem-sucedido financeiramente. Mostra de forma descontraída como fazer o dinheiro trabalhar para nós mesmos, como deve administrar e lidar com o dinheiro. 

Percebendo que não adianta ter muito conhecimento e não saber organizar a própria vida na área financeira. Muitos acham que ganhar uma boa quantia mensal terá tudo que sempre sonhou. Porém, o livro relata claramente que quem pensa desta forma está completamente errado.

A alfabetização financeira de Robert começou aos nove anos, com lições do pai de seu amigo Mike (pai rico). Recebendo as primeiras lições sobre dinheiro. Conselhos bem diferentes dos dados por seu verdadeiro pai (pai pobre), homem que ganha muito e não sabe como líder com o dinheiro. 

Os dois amigos procuram meios para tornarem-se ricos através do conhecimento de seus pais. O pai de Robert era professor universitário e bem instruído, por passar instruções de como deveria seguir. Falava que: “dinheiro é poder” ou “em questão de dinheiro não se arrisque”. O pai rico que possuía uma visão empreendedora que o fez tornar-se um grande empresário e que nunca concluiu o ensino médio. Ambos são homens bem-sucedidos em suas carreiras e acreditam na educação, embora tenham opiniões e visões diferentes.

O pensamento de cada um sobre dinheiro: “o amor ao dinheiro é uma raiz de todo o mal”, já o outro: “A falta de dinheiro é a raiz de todo mal”. Um mandava estudar para trabalhar em uma boa empresa, já o outro mandava estudar para ser dono de uma boa empresa.

É preciso aprender a dominar o dinheiro que chega a nossa mão, não saindo gastando como todos fazem. Existem pessoas que gastam seu ganho mensal em compras de roupas, calçados, carros entre outros achando que estão lucrando com isto. Passando até mesmo a gastar mais do que ganha, é preciso aprender com o erro dos outros e os acertos precisam ser melhorados.

Veja o que o livro cita: os jovens vão para a escola, estudam e se graduam, mas continuam analfabetos financeiros, portanto, despreparados para enfrentar um mundo que dá mais ênfase às despesas do que à poupança. Cada um tem seu ponto de vista, mas temos que estar atentos ao melhor. Mas, com suas lições demonstra como deveremos seguir a nova forma de economia. Será obrigado investir em casas, ações, promissórias, fundos mútuos entre outros.

Após a leitura é percebido que não importa o quanto se ganha, mas sim o quanto se guarda. Para construir um grande império, um sonho, deve-se planejar e construir em bases sólidas. Precisando assim não seguir a mente de pessoas como o pai de Mike “pobre”, mas seguir uma mente “rica”, do pai de Robert seu grande amigo de infância.

Todo o livro é escrito por lições que se bem empregadas pelo leitor irá fazer grandes diferenças na vida pessoal e no final o autor manda que todos ajam. Aconselho a leitura.



terça-feira, 14 de julho de 2015

A ARTE DA GUERRA

 Sun Tzu.

É um livro muito antigo, que foi escrito pelo general chinês chamado Sun Tzu. Mostra de forma magnífica estratégias que se usadas no cotidiano favorece o crescimento pessoal e profissional, principalmente para administradores de empresas. Sendo uma leitura fácil de ser entendida.

Muitos têm dúvida realmente da existência deste estrategista, mas como está citado no início do livro: “Pouco importa saber se Sun Tzu existiu ou é uma figura lendária. O fato é que um texto que remonta à turbulenta época dos Estados Guerreiros da China, há quase dois mil anos, chegou até nós, trazendo as ideias de um filosofo estrategista que certamente comandou e venceu muitas batalhas. ” (SUELI BARROS CASSAL).

 É percebido que o livro é destaque no curso de administração, onde todos os orientadores incentivam a leitura. Incentivando utilizar as estratégias para o cotidiano na empresa onde os futuros administradores irão liderar a sua equipe. Mas no início fala que também os economistas utilizam as estratégias.

Não importa quem será o soldado que esteja seguindo para a guerra, é preciso que o líder saiba como comandar sua equipe: “Não importa, qualquer um, e não excluo ninguém de minha proposição. Incluo até os mais sediciosos, os mais covardes e os mais fracos. ” Sun Tzu declara esta fala para o rei da época, com isto o rei declara que ele deverá fazer um teste com as mulheres chamadas pelo mesmo, e ele aceita.

A partir do I capítulo Sun Tzu começa a passar os ensinamentos que devemos aprender e levar para as nossas empresas durante toda a nossa vida: “A guerra tem importância crucial para o Estado. É o reino da vida e da morte. Dela depende a conservação ou a ruína do império. Urge bem regulá-Ia. Quem não reflete seriamente sobre o assunto evidencia uma indiferença condenável pela conservação ou pela perda do que mais se preza. Isso não deve ocorrer entre nós. ” (Sun Tzu)

A arte da guerra mostra os fatores principais que implicam no sucesso de uma pessoa, fazendo com que se adquira conhecimento e chegue ao êxito de suas ações, sendo preciso que a liderança saiba seguir estes passos que são: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando e a disciplina. Pois bem, sem estes passos não se chega ao alvo desejado.

Além de mostrar que para vencer os inimigos, ou seja, os concorrentes de mercado é preciso seguir cinco circunstâncias, passos para a vitória: Saber quando combater e quando bater em retirada, Saber lidar com o pouco e o muito, segundo as circunstâncias; compor habilmente suas fileiras; preparar-se, prudentemente, para afrontar o inimigo potencial. Não prever, dando como pretexto a inferioridade do adversário, é o maior dos crimes.

Estar preparado, independente de qualquer contingência, é a maior das virtudes; evitar as ingerências do soberano em tudo que executar, para a glória de seus exércitos.

Desta forma, ainda continua citando que para vencer uma guerra não pode de forma nenhuma permanecer apenas observando o concorrente, é preciso utilizar as nossas armas em nosso favor, pois bem, antigamente o mercado não era tão competitivo e a empresa que estava em destaque continuava, mas atualmente isto mudou, é preciso a cada momento utilizar formas de diferenciação para permanecer no mercado. “Assim, os hábeis generais sabiam primeiramente o que deviam temer ou esperar, e avançavam ou recuavam, lutavam ou se entrincheiravam, segundo o conhecimento que tinham, tanto a respeito das próprias tropas quanto das do inimigo. Acreditando-se superiores, não hesitavam em tomar a iniciativa. Acreditando-se inferiores, batiam em retirada e ficavam na defensiva. ”

Além de mostrar claramente que devemos aprender com um grande líder, eles preveem todas as eventualidades. Conhecem a situação do inimigo, conhecem-lhes as forças, e não ignoram o que podem fazer e até onde podem ir, ou seja, é preciso aprender com alguém que já tenha experiência na área de estratégias mercadológicas.

Em todo o livro mostra lições que devem ser seguidas para conseguir derrotar o concorrente, quando partimos para administradores de empresas, mas para isto é preciso conhecê-los, para não pisar em solos desconhecidos e ser derrotado. Mesmo que pareça uma empresa frágil é preciso utilizar a inteligência fazendo um ataque indireto deixando que o concorrente pense que a empresa esqueceu dos objetivos alvejados, diante disto é preciso que se criei um esquema de fundamental importância e invencível.

Sendo aconselhado que todos leiam esta obra e coloquem em pratica, trazendo para o cotidiano as táticas de guerra, o livro não é grande e de fácil compreensão, mesmo assim consegue-se retirar várias táticas e estratégias que se bem planejadas consegui espaço no mercado.


segunda-feira, 29 de junho de 2015

Somos seres humanos “perfeitos e imperfeitos”.


 

Perfeito quando descobrimos como é bela a vida e imperfeito por reclamar dos fatos que ocorre no cotidiano.

 
O homem não analisa a própria vida pelo lado mais perfeito. Reclama da chuva que esta demais, do sol que está muito quente, do vento que está muito forte, do emprego que trabalha demais e ganha pouco ou que não gosta de trabalhar, que precisa andar demais para chegar algum lugar, que os braços estão cansados, precisa ficar em casa e aposentar-se por invalidez.

Reclama e muito. A vida é feita de múrmuros.

Mas qual o motivo de reclamar da vida?

Só vai conseguir parar com isto quando descobrir qual o significado da vida.

Quando olhar para o sol e ver que o brilho é encantador e tem muita gente que gostaria muito de vê-lo mas não podem.

Assim como tem diversas pessoas precisando de chuva para plantar e colher, estas são esperançosas nunca desistem, sabe que vai chegar, mas não sabe quando.

O emprego é fabuloso. Imagina, não tinha reclamava, agora tem reclama. Como todos falam: ruim sem este, pior ainda sem.

Sabe qual o motivo de tanta reclamação?

Não aceitar as coisas e não se aceitar. Imagina aquelas pessoas que não tem pernas, mas são felizes ou sem os braços, alguma doença que não pode sair de dentro de casa ou do hospital.

Hoje estou muito feliz por conhecer tanto pessoalmente, assim como em vídeos na internet, programas de TV diversas pessoas que são um grande exemplo, não têm braços e nem pernas, e encontraram a razão de viver, é percebido no semblante o quanto amam.

Descobriram a razão de viver?

A esperança está em si próprio, dentro de seu inconsciente, perceba neste dia que para viver mais feliz é preciso parar de reclamar.

Você é uma pessoa maravilhosa, precisa apenas de um toque de alegria, paz, amor, seja compreensivo.

Seja também um exemplo, mude a sua própria história, em vez de reclamar, contemple o belo.

 



segunda-feira, 15 de junho de 2015

SERTÃO


Como é bom lembrar das origens. Não tem como esquecer do passado, ainda mais quando ele é feito de lembranças que são fascinantes. Sertão marcante, que transformou o meu ser.

Uma simples pessoa, um guerreiro, um verdadeiro trabalhador digno de suas ações, como é bom ser assim. Mesmo simples, mas batalhador, mesmo de origem humilde, mas feliz. Mesmo tendo que passar por várias batalhas e tendo várias derrotas, mas não desiste.

Eita sertão!

Sertão que transborda um riacho para um rio, enchendo de vida a região, mas que no final de todos os anos seca, onde cansei de repousar embaixo das sombras das árvores, próximo as suas águas tão limpas e calmas, apenas ouvindo o cantar dos pássaros.

“Canta pássaro, que quero deleitar-me em seus cantos e ouvir a água descendo em uma simples cachoeira fazendo transformar o meu ser.”

Eita sertão! Que de lá sair triste e inseguro.

Como é bom lembrar dos fatos marcantes da infância.

Quem nunca sorriu quando era criança, quem nunca sonhou em ser adulto, quem nunca pensou em realizar sonhos fascinantes?

Os anos vão passando, fui crescendo e vendo que realmente o que sou hoje são frutos que estão sendo colhidos da árvore plantada no passado.

Hoje é dia de ter orgulho de mim mesmo pelo amor de todos a minha volta. Pelo que conquistei e estou conquistando, como é maravilhoso fechar os olhos e lembrar do passado e dele retirar todas as coisas maravilhosas e lançar fora as que não valem a pena.

Quero que entenda, o sofrimento é passado, para construir uma vida de vitórias é preciso muitas batalhas. Não parei no tempo e reclamei dos fatos da vida, mas lutei a cada momento e fiz a minha história de vida como muitos estão fazendo.

Quero que você também lute pelas suas realizações, as coisas não são fáceis e mais complicadas serão se apenas querer reclamar.

Nossa que saudade do meu sertão que sempre irei voltar.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Estudos e o stress


"As verdadeiras virtudes sai daqueles que reconhecem seus erros e procuram resolvê-los."
 
Hoje cheguei em casa Revoltado, nos estudos dou o meu melhor, fazendo o possível para dar meu diferencial. Estudo mais, foco mais, quero mais, sempre mais. Porém fico intrigado pelo seguinte: na apresentação do trabalho eu falo tudo que estudei, mesmo com nervoso, passo para os colegas tudo que queria e no final ouço a palavra do professor falando que o trabalho não foi da forma que pretendia.

O que realmente o professor quer?

Saio arrasado, injuriado e revoltado.

O que então tenho que fazer?

Será que faço tudo errado?

Será que não sei estudar?

Será que não estudo?

Será que vale apena continuar?

Será, será, será....

Muitos estão passando por esta dificuldade, mas é preciso que você compreenda que sempre é preciso interpretar as coisas de forma que ninguém consiga. Entenda, professor também aprende enquanto ensina. Desta forma, encontre algo novo no tema sugerido. Consiga entender qual a dinâmica esperada.

Alguns dos motivos maiores que os alunos se dão mal em trabalhos é:

·         Querer ser melhor que os colegas de classe, mas ninguém é melhor que ninguém;

·         Outra, fazem o trabalho só por fazer;

·         Apresentam com medo do que vão falar depois;

·         Quer apresentar somente para o professor, esquecendo dos colegas;

 
Com este simples post quis apenas que você compreenda:

Se estuda, estude mais;

Se leu, leia mais.

Se não acha ser capaz, você é mais capaz do que imagina.

Pois, as verdadeiras virtudes sai daqueles que reconhecem seus erros e procuram resolvê-los.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

QUALIDADE DOS SERVIÇOS


A importância da qualidade dos serviços a competitividade das micro e pequenas empresas.


Atualmente é percebido que todos os micro e pequenos empresários estão cada vez mais perdendo mercado, sendo pressionados com a globalização.

Qual a principal forma de competir com as grandes organizações?

 Segundo Kotler (2001, p.549:

“Os princípios da qualidade de serviços são o Acesso, a Comunicação, a competência dos seus funcionários, a credibilidade da empresa, a confiança nos serviços prestados, a receptividade, a segurança nos serviços, a tangibilidade, a compreensão e o conhecimento do cliente.”

Uma das principais forma de conseguir ter uma maior competitividade é desempenhar um excelente atendimento a todos os clientes que entram na empresa.

Por meio da excelência passa-se a atingir as expectativas dos clientes. Assim estes voltam sempre passando esta informação para amigos e parentes citando como é o atendimento.

Para manter serviços excelentes não é tarefa fácil, pois depende do ser humano para atender, e, estes existem momentos que não estão com vontade de atender, por vários motivos. É preciso saber que atendimento é intangível. E não palpável sendo consumido na hora do atendimento.

Segundo Gianesi e Corrêa (2013; p.33) mostra que a empresa não continua no mercado sem cliente:



“É preciso saber que o cliente na área de serviços é o elemento chave que, de alguma forma, dispara a operação. Devido a necessidade da presença do cliente, o tempo e o custo do deslocamento do cliente até as instalações, ou vice-versa, são considerados na decisão econômica da localização. A principal consequência desta característica de controle descentralizado das operações. ”

De fato, não é fácil ter um excelente atendimento sendo preciso a cada momento fazer palestras e cursos para que os colaboradores desempenhem o seu papel com eficácia e eficiência favorecendo a empresa e aos clientes. No entanto, é preciso saber que por meio do atendimento todos os clientes passantes, “comprantes” tornam fieis passando a comprar sempre na empresa.

Então, a cada momento é preciso está focado no atendimento para que possa-se trazer mais que satisfação aos clientes.



REFERÊNCIAS


GIANESI, I.G.N; CORRÊA, H.L. Administração Estratégica de Serviços: operações para a satisfação do cliente. 1.ed. São Paulo. Atlas, 2013.

KOTLER, P. Marketing em Ação.4. ed. Rio de Janeiro. Campus, 2005.
______. Administração de Marketing. 3. Ed. Rio de Janeiro. Campus, 2001.    





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